NATAL

VISITE A BELÍSSIMA CAPITAL DO RIO GRANDE DO NORTEL– STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN
Visualizar

Seguidores do link NATAL

sexta-feira, 29 de maio de 2009

CATEDRAL METROPOLITANA DE NATAL


História:
Até ser inaugurada, em 21 de novembro de 1988, a Catedral Metropolitana de Natal, dedicada a Nossa Senhora da Apresentação, tem uma longa história.
Segundo os historiadores, o passo inicial foi dado pelo Pe. João Maria Cavalcanti de Brito, quando era vigário da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, ainda no século XIX. Pacientemente, ele conseguiu construir os alicerces da pequena igreja, chegando a construir algumas colunas. Muitas pessoas fizeram doações de tijolos, até como pagamento de promessas. Não tendo sido construída a Igreja, as colunas ficaram, por algum tempo, como o marco da iniciativa do "santo" vigário natalense.
Decorridos muitos anos, Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, primeiro Arcebispo de Natal, atende ao pedido dos fiéis, e autoriza a efetivação do plano destinado à efetivação da construção da nova catedral, uma vez que a então catedral (hoje, Matriz de Nossa Senhora da Apresentação), não mais comportava o número de fiéis. A comissão era coordenada pelo então Bispo Auxiliar, Dom Eugênio de Araújo Sales.
Depois de levantadas algumas paredes, a Arquidiocese chegou à conclusão de que seria um prédio de elevado custo, pela imitação de templos europeus, dando preferência a uma planta mais moderna e mais econômica.
Com a transferência de Dom Eugênio para Salvador e com a nomeação de Dom Antônio Soares Costa para Bispo Auxiuliar de Natal, este passa a coordenar a Comissão responsável pela construção da nova Catedral. A construção foi iniciada em 21 de junho de 1973. Foram 18 anos de intensas campanhas, a fim de conseguir recursos para construir o novo templo, cuja inauguração aconteceu em 21 de novembro de 1988, pelo então Arcebispo, Dom Alair Vilar Fernandes de Melo.

Projeto:
A confecção do projeto da atual Catedral Metropolitana de Natal, além do objetivo de representar um conjunto de linhas que elevam o homem a Deus, foi realizada, tendo como base o princípio da funcionalidade, que define que uma Igreja é bem sucedida se estiver completamente a serviço do culto e se der a esse mesmo culto beleza e intrínseca sacralidade. O projeto previu a assembléia do povo de Deus em torno de um presbitério circular, oferecendo condições de participação ativa dos fiéis.
O primeiro projeto para a nova Catedral apresentava uma igreja em forma de cruz, que logo foi descartada pela pouca capacidade de acomodação dos fiéis. O novo projeto deu condições para que a Catedral acomodasse 3 mil pessoas sentadas. Eis os autores do Projeto:
. Projeto arquitetônico: Arquiteto Marconi Grevi
. Projeto estrutural: Engenheiro José Pereira da Silva
. Construção: Engenheiro Malef V. de Carvalho
. Projeto de instalações: Engenheiro Joaci de Albuquerque

Estrutura:
A planta da Catedral Metropolitana possui forma trapezoidal, tendo dois pavimentos:
- A nave: um vão único, onde acontecem as celebrações litúrgicas.
- Subsolo: é o Centro Pastoral Pio X, onde funcionam o Gabinete do Arcebispo, a Cúria Metropolitana, a Reitoria da Catedral, além da coordenação de diversas pastorais. O acesso ao Centro Pastoral se dá pela Av. Floriano Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EQUIPE TERRAS POTIGUARES NEWS

http://img440.imageshack.us/img440/5965/anigif2ui.gif

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 25 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

134 LINKS

ATENÇÃO INTERNAUTAS: ACESSE ESSES LINKS

VOCÊ NATALENSE TORCE POR QUAL TIME DE FUTEBOL DE NATAL

QUAL FOI O MELHOR PREFEITO DE NATAL - DE DJALMA A CARLOS EDUARDO?

NATALENSE, VOCÊ É CONTRA O A DESFAVOR DA DEMOLIÇÃO DO ESTÁDIO MACHADÃO?

ENQUETE REFERENTE A DEMOLIÇÃO DO ESTÁDIO MACHADÃO

ENQUETE REFERENTE A DEMOLIÇÃO DO ESTÁDIO MACHADÃO